quarta-feira, 30 de setembro de 2020

JOGO: QUEBRA-CABEÇA

30/09/2020

Olá família e crianças!!
Espero que todos estejam bem e se cuidando!!
Hoje vamos confeccionar um quebra cabeça diferente utilizando materiais de fácil acesso. A proposta tem como objetivo estimular habilidades cognitivas fundamentais como observar, pensar, analisar, comparar, que irá proporcionar a noção espacial, percepção visual e ampliar o conhecimento sobre diversos assuntos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
1 Bandeja de ovo;
Tinta guache várias cores e pincéis. 
COMO FAZER:
Corte a bandeja de ovos de vários formatos e/ou quantidades diferentes. Depois coloque a crianças para pintar de cores variadas.
Faça em um papelão os quadradinhos, para as crianças montarem o quebra-cabeça. Agora é só aproveitar e montar o quebra-cabeça, divirtam-se!!




Sugestão de Leitura: “Qual é a Cor do Amor?”, de Linda Strachan 
Esta história nos conta sobre um elefantinho que faz uma pergunta para vários animais da floresta: “Qual é a cor do amor?”. Mas o elefantinho fica insatisfeito com as respostas que ouve de seus amigos, então ele vai à procura de uma resposta certa, será que ele encontrará? Vamos descobrir? Apreciem a leitura deste livro com ilustrações coloridas de um modo divertido!!


terça-feira, 29 de setembro de 2020

Alimentação e emoções

29/09/2020

Olá famílias,
Entenda como os sentimentos podem influenciar o consumo alimentar.
A macarronada de domingo na casa da mãe, a bolacha pintada que a vovó fazia para o Natal, a goiaba colhida no pé do quintal onde você brincava na infância. Memórias afetivas como essas influenciam nossa relação com os alimentos e contribuem para a formação de nossos hábitos alimentares, que são desenvolvidos já na primeira infância quando inicialmente imitamos nossos familiares e amigos. 

A afirmação acima é da extensionista social da Epagri de Fraiburgo, nutricionista Aline Ulir Calliari, que encontra respaldo no Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Mundial da Saúde. O documento promove a alimentação saudável levando em conta não apenas a ingestão de nutrientes, mas também aspectos culturais, sociais, econômicos, de produção, distribuição, sustentabilidade e a relação de cada um desses aspectos com os alimentos.  
E é também baseada nos princípios da nutrição Antroposófica que Aline afirma que o ser humano não se alimenta apenas de comida, mas também de percepções sensoriais, ideias, sentimentos e beleza.  Para ela, o autoconhecimento é fundamental para entender quais são nossas necessidades atuais. “Precisamos reconhecer nossos sentimentos para que nossa alimentação seja consciente e adequada”, diz ela.

“Gatilhos emocionais negativos podem nos levar a uma alimentação inadequada. A pergunta que podemos fazer é: o que estamos tentando alimentar? Muitas vezes estamos buscando alimentos para nossa alma”, diz ela. Como exemplo a extensionista cita o fim dos relacionamentos afetivos na adolescência, em que muitos jovens  buscam alívio momentâneo da dor devorando uma caixa inteira de chocolates. “O doce normalmente traz lembranças da infância, de um período de muito amor, atenção, cuidado,  acolhimento ou até mesmo recompensa”, ressalta. “Se identificarmos isso, podemos buscar alternativas”.
A nutricionista explica que o chocolate em si não é o problema, mas o hábito de buscar conforto nesse tipo de alimento em todos os momentos de tristeza e comê-lo em excesso pode virar um comportamento repetitivo e se tornar um transtorno alimentar. “Aí sim se torna problemático”, afirma. Aline relata que atividades ligadas à artes têm um poder incrível de auxiliar nesses momentos, como a dança, euritmia, trabalhos manuais,  aquarelas, música, massagens corporais ritmadas, aromaterapia, etc. “São excelentes alternativas para suprir esse tipo de fome e acalmar os sentimentos. Estamos constantemente comendo e alimentando nossos sentimentos. Não existe uma fórmula para as pessoas, pois cada uma responde e precisa de algo diferente.  O importante é o autoconhecimento para entender como o nosso corpo funciona e saber fazer as escolhas”.

https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/2020/08/11/alimentacao-e-emocoes-entenda-como-os-sentimentos-e-os-ritmos-podem-influenciar-o-consumo-alimentar/

Baseado nessas informações, nossa proposta de atividade é que a criança junto com a família, preparem uma receita que tem um significado emocional e cheio de lembranças. Compartilhe conosco a receita e fotos desse momento na plataforma do Classroom.


Sugestão de história
Livro: A árvore das lembranças.
Autora:Britta Teckentrup
Editora Rovelle

Resenha: A raposa levou uma vida longa e feliz na floresta. Mas quando sentiu-se muito, muito cansada, entendeu que era hora de partir. Tristes, os animais da floresta reúnem-se em volta da amiga para relembrar os momentos felizes que viveram junto com ela.  Mas uma agradável surpresa irá aquecer o coração de cada um deles e transformar a dor da saudade em um alegre farfalhar de folhas ao vento. Um livro delicado e tocante, que celebra a vida e nos ajuda a resgatar as doces lembranças daqueles que amamos.



segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Brincadeira com Sapatos

28/09/2020

Olá famílias! Olá crianças!
Devido a correria do dia a dia, o tempo para brincar com as crianças pode ser reduzido. A intenção dessa sugestão, é que você faça do tempo que tem o melhor possível.
 As brincadeiras criam vínculo e ajudam a desenvolver crianças de todas as idades.
 Ao assumir a função lúdica e educativa, a brincadeira propicia diversão, prazer, potencializa a exploração e a construção do conhecimento. Brincar é uma experiência fundamental para qualquer idade, principalmente para as crianças da Educação Infantil.
 Por isso nossa proposta para hoje é brincadeiras com os sapatos.
A crianças bem pequenas tem grande interesse pelos objetos pertencentes aos adultos, é muito comum vermos as crianças calçando nossos sapatos.
- A primeira dica é a amarelinha feita com sapatos! Assista o vídeo e comece a brincar!
- Outra dica é misturar diversos pares de sapatos de sua família e desafiar os pequenos a encontrarem os seus sapatos e formar os pares. Vamos lá divirtam-se!!!



Sugestão de história: O sapo de sapato.


sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Confecção do Girassol, história e brincadeira

25/09/2020

Olá família! Como vocês estão? Sugestão de atividade de hoje é: Confecção do Girassol – Comemorando a Primavera. A primavera é um período marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com flores das mais variadas cores e formas e por isso mesmo a mais encantadora das estações. Desperta em nós a sensibilidade de observar, admirar e nos conscientizar da necessidade de preservar mais e mais a natureza e o bem estar que ela proporciona. Esta atividade educativa permitir que as crianças manipulem e explorem diferentes materiais como: • Rolo de papel higiênico; • Tinta guache amarela; • Pincel; • Papel marrom; • Palito de churrasco ou madeira; • Cola. Este material também auxilia no desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora fina, o tato, a percepção visual, a imaginação e a criatividade. Com tudo o conceito mais importante nesta atividade é que as crianças se conscientize em relação ao lixo que está no seu dia a dia percebendo que ele pode ser reutilizado de forma divertida e estimulante. Compartilhem essas vivências conosco na plataforma Classroom com fotos ou vídeos, ficaremos felizes em ver estes momentos em família. Fonte: http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/girassol-com-digitais http://ceiivetespeziaschmitt.blogspot.com/2013/05/projeto-porque-reciclar.html- https://youtu.be/xD0mTQHH_nE




Sugestão de história: O gigante Vamos conhecer um pouco sobre um Gigante chamado Teotônio Parrudo Garrido Golias Galante Lacerde Pedroso Peixoto Cardoso Carvalho Cabral Cavalcante. Se você gosta de ouvir história de gigante... Vamos conhecer esse que é enorme até no nome...Bora lá! Letra da História Cantada: "O Gigante" Canção de Tiquequê





Nossa sugestão de brincadeira para o final de semana é uma brincadeira regional da Região Nordeste do Brasil. A brincadeira é: Pular corda.
Pular corda é umas das brincadeiras mais populares e divertidas da infância. É um enorme exercício físico, ideal para a saúde e os momentos de diversão das crianças. Elas não param com os pés no chão com essa série de brincadeiras que desenvolve o ritmo e a capacidade aeróbica. Para isso, ela deverá ter habilidades motoras de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se. MATERIAL: Corda de sisal, náilon ou elástico com aproximadamente 4 metros de comprimento. PARTICIPANTES No mínimo dois (se uma ponta da corda ficar amarrada).
COMO BRINCAR: • Aumenta-aumenta: duas crianças seguram a corda pelas pontas bem próxima ao chão e as outras pulam. A altura da corda vai aumentando aos poucos. A brincadeira termina quando resta apenas um participante capaz de pular a corda àquela altura. • Chicotinho queimado: o grupo se organiza em um círculo e uma criança fica no centro segurando a corda por uma das pontas. Ela gira a corda rente ao chão e as outras pulam. Vence quem nunca for tocado pela corda. • Zerinho: duas crianças batem a corda. O objetivo dos outros participantes é passar pela corda sem esbarrar nela calculando a altura e a velocidade ideais. • Foguinho: duas crianças começam batendo corda em um ritmo e, aos poucos, aumentam a velocidade. Termina quando a criança esbarrar na corda. • Pular corda: se a criança não sabe começar a pular com a corda já em movimento, peça para ela se posicionar ao lado da corda, rente ao chão, e só então os colegas começam a bater. Para entrar na brincadeira com a corda em movimento, é preciso esperar que ela fique no alto. A brincadeira fica mais divertida se a garotada marcar o ritmo e o tempo com ladainhas como essas: "Salada, saladinha / Bem temperadinha / Sal, pimenta, salsa e cebolinha / É um, é dois, é três"; "Abacaxi-xi-xi / Quem não entra / É um saci / Beterraba-raba-raba / Quem não sai é uma diaba"; "Um homem bateu à minha porta / E eu abri / Senhoras e senhores / Dá uma voltinha (e a criança, dentro da corda, dá uma volta)/ Senhoras e senhores / Pule num pé só (e a criança, dentro da corda, pula com um pé só) / Senhoras e senhores / Põe a mão no chão (e a criança, dentro da corda, põe a mão no chão) / E vai para o olho da rua" (e a criança tem que "sair" da corda). Pular corda ou cantar com os amigos? O melhor é juntar os dois! Agora é a sua vez de improvisar bastante! Compartilhem estas vivências conosco na plataforma Classroom com fotos, vamos adorar ver estes momentos em família!
Aproveitem o final de semana e se divirtam! Um forte abraço!
Fonte:https://novaescola.org.br/conteudo/68/diversao-de-antigamente-que-ainda-hoje-encanta



quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Artes Desenhando as emoções...

24/09/2020

Olá! Família, vejam nossa atividade de hoje e aproveitem o seu dia juntos!

A proposta de hoje é : Desenho Livre... sobre as emoções..
O que vocês estão sentindo hoje.. Medo ...Tristeza... Alegria.. Raiva
Diante do  momento atual, que todos nós estamos vivendo.
Como saber o que os nossos pequenos estão sentindo e/ou pensando?!
Após, realizarmos esses questionamentos, vamos propor, uma atividade de Artes , que valorize a criação e os sentimentos das nossas crianças.
Então vamos desenhar?
A Atividade de hoje é : Desenhar
Proponha para a sua crianças... que ela desenhe.. desenhe o que está sentindo no momento.

Sugestão de Material:
Folha
Lápis de cor ou canetinha ou giz de cera
Você pode dividir a folha em quatro partes e escreve palavras que expressam sentimentos...
   
Como:
Alegria, Tristeza, Raiva, Medo ou outras que desejar.
Em seguida, leia essas palavras, que você escreveu e peça para sua criança desenhar, o que ela sente ao ouvir essas palavras.
Depois que o desenho estiver pronto, converse com a criança sobre o seu desenho e sobre os seus sentimentos. Tudo de forma tranquila e lúdica. Valorizando a criação de sua criança.
     

Acredito que será um tempo bom entre você e sua criança. Um momento único e de descobertas. Você adulto também pode fazer o seu desenho e falar para a sua criança o que você sente.
Além de desenhar ... vamos conversar?!
Essa será nossa proposta de hoje.
Se vocês quiserem compartilhar conosco esse momento rico em família.
Mandem fotos, ou vídeos.
Abraços, 
Fiquem bem!

   


Sugestão de Leitura:

A casa dos sentimentos
Autor: Nana Toledo
Ilustrações: Boris

O coração é a casa dos sentimentos de todos nós. É importante que essa casa seja sempre visitada e bem-cuidada para ficar em harmonia. O livro contém seis histórias narradas por meninos e meninas que nos relatam seus conflitos mais comuns, como: medo, tristeza, saudade, amor e outros sentimentos, que, certamente, estão presentes no dia a dia de toda criança.
Boa leitura!


quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Saúde Emocional das Crianças

23/09/2020

Olá famílias tudo bem? Como vocês estão?
Hoje vamos falar sobre sentimentos gente/emoções.
Vocês sabiam que  trabalhar emoções com crianças é fundamental para que elas desenvolvam habilidades como a inteligência emocional , que é a capacidade de uma pessoa gerir suas emoções, não deixando que elas tragam consequências negativas em sua vida?
Crianças que desenvolvem a inteligência emocional se tornam adultos mais equilibrados e têm uma melhor qualidade de vida. Além disso, têm menos riscos de apresentar quadros de depressão e ansiedade.
Qual a importância de validar as emoções nas crianças?
Validar as emoções é essencial para a qualidade de vida do ser humano e também para as pessoas que estão ao seu redor. Quando uma pessoa não sabe lidar com seus sentimentos, ela se torna instável e prejudica sua saúde mental e de outros, principalmente dos familiares e filhos.
Então, quando seu filho  diz que está com raiva de alguém, você não deve julgá-lo por isso, pois a raiva é um sentimento comum. O que deve fazer é perguntar a ele porque está irritado e ensiná-lo a lidar com a situação.
Quando a criança é estimulada a reprimir seus sentimentos, ela pode se tornar uma "panela de pressão" pronta para explodir a qualquer momento. Com isso, as emoções ficam acumuladas e desordenadas, causando um descontrole emocional que pode piorar à medida em que a criança cresce.
E como ajudá-los a entender suas emoções? Seguem algumas dicas práticas que farão toda a diferença:
CONTAR HISTÓRIAS: - As histórias são ótimas ferramentas para aguçar o aprendizado das crianças.  Você pode usar livros, recortes de jornais, revistas ou fotos para mostrar para os pequenos as mais diversas emoções. Dessa forma, fica mais fácil para eles entenderem o que é euforia, tristeza, raiva e outros sentimentos.
INCENTIVE SEU FILHO A FALAR SOBRE SUAS EMOÇÕES:
Devemos incentivar nossos filhos a falar tanto de suas emoções negativas quanto positivas. 
INCENTIVE SEU FILHO A SE EXPRESSAR POR MEIO DAS ARTES E DO ESPORTE:
A arte é uma arma poderosíssima para ajudar os seres humanos de qualquer idade a expressar suas emoções. Incentivar nossos filhos a manifestar seus sentimentos por meio da arte pode ajudar muito, principalmente quando a criança é mais fechada e não gosta muito de falar sobre si mesma.
Incentivar a prática de esportes também é uma forma de ajudar a criança a desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e ainda fazer amizade com crianças da idade dela.
ESTIMULE A EMPATIA:
As crianças são egoístas por natureza, não porque são más, mas porque não têm maturidade para entender que o mundo não gira ao redor delas.
Então, é importante estimularmos a empatia em nossos filhos. Aliás, essa é uma das habilidades de pessoas emocionalmente inteligentes. A empatia pode ser trabalhada em casa, na escola ou no ambiente social da criança.
Apesar de termos um papel fundamental no desenvolvimento emocional das crianças, nem sempre saberemos como trabalhar emoções com crianças de forma adequada. Quando isso acontece, podemos contar com a ajuda de psicólogos e psiquiatras, pois eles têm conhecimento científico para desenvolver as crianças e nos preparar para lidar com a complexidade de suas emoções.
E nossa sugestão de atividade hoje é uma técnica, a “meditação”. Tentem praticar em casa com as crianças, se divirtam, relaxem e se possível compartilhem conosco a experiência!!!

Fonte: Blog.lumaescola.com.br/trabalhar emoções com crianças



Sugestão de história:
O livro dos sentimentos
Autor Todd Parr
Editora Panda Books


terça-feira, 22 de setembro de 2020

Brincadeira com música “ Vira Vira ....Virou”

22/09/2020

Olá famílias, tudo bem? Como vocês estão? 

A Dica de hoje é a  brincadeira com música “ Vira Vira ....Virou” 

Essa atividade desenvolve a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos. Enquanto rodam ou fazem gestos , cantando a canção, elas se exercitam e trabalham o equilíbrio e a coordenação motora, além da fala.

 É importante que as crianças  conheçam a coreografia tradicional das músicas e cirandas como forma de preservar nossa cultura. Mas é legal  também incentivar as adaptações, e as criações de movimentos das crianças, assim, você mantém o interesse delas  em alta nas brincadeiras. Compartilhem conosco esse momento, enviando fotos e vídeos! No Classroom.

https://br.pinterest.com/pi



Sugestão de História: 
Na rua da aquarela
Autora: Gabriela Mancine

Sinopse: Clara via o mundo em amarelo. Beto, em azul. Até que, na rua da Aquarela, o caminho amarelo de Clara a levou ao azul do Beto. Desse encontro, muita coisa mudou: começaram a ver o mundo com outros olhos. Juntos, se encantaram com o novo mundo que criaram, envolvido em novas cores, que não era só azul nem amarelo.


segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Jogos de Adivinhações, charadas e adivinhas

  21/09/2020

Olá famílias! 

Nossa atividade de hoje é:  Adivinhações !!!

Jogos de Adivinhações, charadas e adivinhas. Mas afinal, “O que é, o que é? ”


Uma brincadeira muito simples e fácil de brincar com as crianças em todos os lugares e todos os momentos são os jogos de adivinhações, as charadas, ou, o famoso “O que é, o que é?”.

Esse tipo de brincadeira é um passatempo que garante momentos de diversão e aprendizado para as crianças.

Esta atividade possibilita o exercício da capacidade mental da criança de maneira lúdica e divertida, além de estimular o desenvolvimento da inteligência, resolução de problemas e enigmas, raciocínio, exercício do pensamento, associação de ideias e palavras e um aumento significativo do seu vocabulário. 

O jogo de adivinhação é um ótimo recurso para aprendizagem infantil e o desenvolvimento da linguagem oral.


Abaixo, deixaremos algumas ideias de jogos de adivinhações para brincadeiras com as crianças.


O que é, o que é....quanto mais se tira, mais se tem? Resposta: Foto.


O que é, o que é....quanto mais se perde, mais se tem? Resposta: O sono.


O que é, o que é....todos o pisam e ele não pisa em ninguém. Todos perguntam por ele e ele não pergunta por ninguém? Resposta: O caminho.


O que é, o que é....que não tem olhos, mas pisca. Não tem boca, mas comanda? Resposta: O semáforo.


O que é, o que é....somos uma família de sete irmãos, cinco vão à feira e dois de nós nunca vão! Resposta: Os dias da semana. 


Além desses, você pode criar também muitos outros de acordo com sua necessidade e deixar o seu tempo com a criança ainda mais produtivo e estimulante!

Esperamos que divirtam-se! 

Fonte:http://www.turminha.com.br/blog/jogos-de-adivinhações-charadas-e-adivinhas-na-educacao-infantil-mas-afinal-o-que-e-o-que-e




Sugestão de leitura

Título:” Vamos Brincar de Adivinhas”
Autor: Alexandre Carvalho 
Editora: Paulus

Ilana Ventura brinca de adivinhas com as crianças, estimulando o raciocínio e a imaginação na Vila das Histórias. 
São charadas fáceis e que toda a família pode assistir para brincar e se divertir.


sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Autorretrato com folhas de árvores e plantas

 18/09/2020

Olá, crianças e famílias!

Nossa sugestão de atividade de hoje é fazer um autorretrato com folhas de árvores e plantas!

O autorretrato é um retrato que fazemos de nós mesmos! Pode ser feito em forma de desenho, pintura, gravura, colagem, etc.

Para fazer seu autorretrato, vocês vão precisar de:

- Uma folha de papel (sulfite, papelão ou a folha que vocês tiverem em casa);

- Folhas de plantas diversas (que vocês podem recolher no quintal, no jardim, nos parques);

- Cola;

- Pincel (para passar a cola);

-Tesoura.

Peguem a folha de papel e montem o seu rosto utilizando as folhas das plantas. Depois, é só colar. Vocês podem enfeitar como quiser, usem a imaginação!

Se quiserem postar fotos, vídeos ou fazer comentários sobre a atividade, ficaremos felizes!

Fiquem bem!




Dica de hoje: 

Que tal se exercitarem em família brincando com as crianças, de uma maneira fácil e divertida.

A brincadeira de hoje é  ‘Terra e Mar “ uma brincadeira popular em Moçambique (África) e foi adaptada para o Brasil. Ela  trabalha a concentração da criança, desenvolve a coordenação motora, raciocínio, lateralidade e agilidade.

A brincadeira  consiste em achar um espaço que não precisa ser muito grande, e fazer uma reta riscada no chão, que pode ser com giz, fita crepe, barbante  ou  use uma corda.

De um lado é a terra e do outro o mar. Quando o líder gritar terra, todos pulam para o lado da terra. Quando gritar mar, as crianças pulam para o mar. Sai da brincadeira quem errar.



quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Experiência Científica: Águas coloridas que andam

17/09/2020

Olá Famílias!

Não há melhor maneira de fazer com que as crianças se interessem a aprender alguma coisa do que fazendo atividades divertidas! Elas fazem descobertas e explorações a todo instante.
Antes de iniciar qualquer experiência científica, não deixe de perguntar aos seus filhos o que eles esperam que aconteça (hipóteses) e por que acham isso. Depois de concluir o experimento, façam as comparações com o resultado final!

Materiais necessários:
- Copos transparentes (de acordo com a quantidade de corantes diferentes);
- Água;
- Corante alimentício;
- Papel toalha.

Esta atividade estimula a percepção visual, reconhecimento de cores, atenção e oralidade ao observar a transformação. Esse experimento é uma ótima oportunidade para ensinar às crianças sobre as cores primárias que se misturam para criar as cores secundárias; e ainda para promover o conhecimento do poder de absorção da água através do papel toalha.
Compartilhe conosco este momento em família, enviando fotos e vídeos!



Sugestão de leitura:
O casamento das cores.
Borbole Sonho por Carla Fangel.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Tema: Jogos

16/09/2020

Olá família! Esperamos que todos estejam bem!

Hoje nosso jogo chama-se: Jogo do peteleco

*Nesse jogo de precisão exploram-se os limites de tempo e espaço, a coordenação viso motora, concentração, regras definidas, obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente e apreciação do ato de brincar em si.

*Materiais que utilizaremos:
- Fita crepe, durex colorido ou até mesmo giz de lousa pra delimitar os espaços no chão como mostra o vídeo.
- 1 tapinha de garrafa ou 1 bolinha de papel enroladinha com fita durex ou fita crepe para dar firmeza.
- 3  copinhos plástico

*O objetivo é: Quem derrubar mais copinhos ou tirá-los da linha ganha a rodada!

Também dá para adaptar a brincadeira caso tenham mais pessoas na casa, quem vai perdendo a rodada dá lugar ao novo jogador.
Vamos lá?
Um ótimo divertimento!



Sugestão de leitura 

História: A Colcha de Retalhos                                                                                                          
A história de hoje nos conta sobre um garoto chamado Felipe que gostava muito de ir à casa da vovó. Além dos bolos e doces deliciosos que preparava, ela era uma ótima contadora de histórias. Um belo dia, enquanto o neto a ajudava a fazer uma nova colcha, em meio a retalhos coloridos, desenhados e cheios de história, os dois foram reunindo e costurando lembranças juntos. Convidamos a todos a mergulharem nessa incrível história cheia de memórias encantadoras!



terça-feira, 15 de setembro de 2020

Alimentação Saudável: Os benefícios do ovo

15/09/2020

Famílias, esperamos que todos estejam bem!
Proposta de hoje: Alimentação Saudável! 

Estudos revelam os benefícios do ovo no desenvolvimento das crianças. 
O ovo é um daqueles alimentos que geram polêmica: às vezes se diz que faz bem, às vezes se diz que faz mal. Agora, uma nova pesquisa voltou a ressaltar os benefícios dele, incentivando que seja incluído no cardápio de crianças a partir do 6° mês de vida.
Essa proteção que o ovo exerce, segundo os cientistas, se deve ao seu alto nível de proteínas e vitamina B12, entre outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento infantil. Ainda de acordo com os autores do estudo, um ovo fornece 50% dos nutrientes diários de que o bebê necessita.
Mas a principal vantagem é que, por ser rico nos ácidos DHA e ARA, o ovo ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança”, explica o pediatra Thiago Gara, do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco (SP).
Está pensando em adicionar o ovo no cardápio do seu filho? Vá em frente! Mas é importante ressaltar que, como recomenda a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses de idade. Depois desse período, o ovo pode ser inserido na dieta da criança. "O ideal é que ele não seja oferecido frito, e sim cozido ou mexido, com pouco sal", alerta o pediatra Thiago Gara.
E agora que tal preparar esta delicia do jeito que sua criança gosta, cozido, frito, omelete, mexido, use a criatividade deixando o prato mais atrativo, envolva as crianças neste preparo, temos certeza que será muito gratificante. Compartilhe conosco este momento, envie fotos, vídeos e comentários de como foi está experiências em família.
Segue o link de uma cantiga para ouvirem e cantarem com as crianças, tornando este momento ainda mais prazeroso.
Um abraço, até a próxima!
Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2017/06/estudo-um-ovo-por-dia-ajuda-no-desenvolvimento-da-crianca.html   Disponível em 05.08.2020



Sugestão de história: 
Está história conta a aventura de um ovo recém-botado, machão e atrevido, com a galinha, sua mãe, sobre uma infindável questão: 
Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Atividade: Corrida de Sapatos

14/09/2020

Olá famílias, tudo bem? Como vocês estão? 

Que tal se reunirem e se divertirem com as crianças.
Segue uma dica bem legal! 
Atividade: Corrida de Sapatos
Para essa brincadeira você vai precisar dos sapatos de todos os participantes. Se possível forme duas equipes uma ao lado da outra. Marque uma linha de saída e outra de chegada a uns 10 metros de distância. Peça para descalçarem os sapatos (pode ficar com as meias para que não sujem os pés ou pedir para colocá-las no fundo dos sapatos deles) os participantes devem ficar um ao lado do outro após a linha de chegada. 
O objetivo é cruzar a linha de chegada, calçar o seu sapato e retornar para a sua equipe.
Dica: Para deixar a brincadeira mais desafiante, arranje dois cestos ou caixas de papelão tamanho médio e peça para tirarem os sapatos e colocarem lá dentro, dessa forma eles terão que procurar por eles dentro da caixa e depois calçá-los para então retornarem a sua equipe.
Algumas regras úteis:
1. Deve-se calçar o seu próprio sapato;
2. Só pode retornar para sua equipe com os sapatos devidamente
calçados e amarrados;
3. No caso de usar a caixa de papelão, não vale remover os sapatos dos
outros da caixa.

Fiquem à vontade para compartilhar com fotos e vídeos na plataforma Classroom e no Blog da escola, ficaremos muito felizes.




Sugestão de história: O Sapato que miava.
Coleção: Primeiras Histórias
Ano 1ª edição: 1988
Editora: FTD
Local: São Paulo
Ilustração: Tato
Sinopse: Dona Velha morava numa casa velha e tinha um gato que dormia em seu sapato. Certo dia ela foi à feira e, distraída, calçou o sapato com o gato dentro, que miava todo esmagado. Ao passar por um Velho simpático, que passeava com seu cachorro, formou-se a confusão: o cachorro do Velho saiu correndo atrás do sapato da Velha, que fugiu muito assustado.

No final dessa história muito divertida o Velho se casou com a Velha, o cachorro foi pro chinelo e o gato continuou a dormir no sapato da Velha.


sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Confecção de brinquedos com Materiais Recicláveis

11/09/2020

Olá famílias e crianças! Tudo bem com vocês?

Nós nunca passamos tanto tempo em casa!
O isolamento social é uma das formas mais eficazes para conter a pandemia do novo coronavírus.
Os pais precisam de muita criatividade para manter as crianças entretidas, mesmo sem a possibilidade de sair de casa.

É importante que os pais saiam da rotina para diminuir o impacto do isolamento nas crianças.
"A gente desperta muito o sentimento de pertencimento nas crianças e, principalmente, trabalha os princípios da sustentabilidade na reutilização de resíduos.

Nessa quarentena, você precisa utilizar da criatividade".
Nesse momento, criar brinquedos com material reciclável é uma opção sustentável e barata,
podem ser feitos com garrafas pet e outros materiais caseiros, mantendo assim a quarentena devido à pandemia de Covid-19.

Reaproveitar materiais para fazer brinquedos reciclados é tudo de bom! 
Isso porque os brinquedos feitos a partir de objetos que iriam para o lixo, ou que você não usa mais, fazem um bem danado ao meio ambiente.

Além disso, ajuda a gente a economizar dinheiro e também garante que a criançada possa participar ativamente de todo o processo de produção do brinquedo, da ideia à concretização. Assim todo mundo sai ganhando, não é mesmo?

Aprenda como fazer Brinquedo de material reciclável, usando garrafa pet ou plástica, papelão, tampinhas e palitos, você vai fazer 6 brinquedos, vai e volta de garrafa plástica, puxa vareta de garrafa pet e tampinhas, dama e jogo da velha de papelão, Pebolim e labirinto de caixa de sapato, pregadores, varetas, bolinha de Ping Pong de caixa de papelão e canudinho.

Alguns desses brinquedos podem ter sido sugeridos em outros momentos, mas escolha outros que ainda não fez.

Compartilhe conosco esses momentos através de fotos ou vídeos, ficaremos felizes em ver a participação das crianças e a família.






Olá famílias!
Quem não gosta de uma boa brincadeira de rua? O contato com os amigos e os desafios fazem com que as crianças percam horas brincando e se divertindo. Mas, você já parou para pensar de onde vem todas as brincadeiras de rua?
Muitas delas são típicas das regiões de nosso país e foram transmitidas por gerações, ganhando o Brasil. Entre as várias praticadas nas ruas e escolas, estão aquelas originadas na Região Norte. Vamos conhecê-las?
Segue o link do vídeo para aprenderem as regras e se divertir com as crianças nas brincadeiras Roubo da Melancia, Caí no Poço, Tucuxi e Curupira, praticadas pelas crianças da região Norte do Brasil.

Aproveitem o final de semana e se divirtam!

Compartilhem estas vivências, vamos adorar ver estes momentos em família!
Um forte abraço!

Fonte: https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-da-regiao-norte/




Sugestão de História
O caso da lagarta que tomou chá de sumiço
Autor: Milton Celuo De Oliveira Filho
Ilustrador: Andre Neves

Algum caso a ser resolvido na floresta? Chamem a Dona Coruja, a melhor investigadora da região. Após resolver o caso das bananas roubadas do Macaco e do pote quebrado do Marreco, chega às mãos da detetive outro mistério; o que houve com a Lagarta?


quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Dobradura de flor

10/09/2020

Olá famílias!
Atividade "Dobradura de flor"

A prática da dobradura é benéfica para as crianças pois elas podem ser estimuladas tanto física, como mentalmente.
Dentre os benefícios, a dobradura auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, estimula a concentração, ativa a memória, desenvolve a paciência, ajuda na satisfação emocional, incentiva a imaginação, é uma atividade relaxante,  entre outros.
Vamos fazer lindas flores Tulipas?
Acesse o link e os arquivos anexos com as imagens, e confira o passo a passo!

Compartilhe conosco esse momento através de fotos, ficaremos felizes em ver!





Sugestão de história: 
As flores da primavera
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos


quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Saúde: uso do banheiro e higienização das mãos

09/09/2020

Olá famílias tudo bem?
Hoje trouxemos mais uma dica de saúde importantíssima principalmente nessa época de pandemia, que é o correto uso do banheiro e higienização das mãos
A limpeza adequada de banheiros e os cuidados na hora de usar sempre foram essenciais para a manutenção da saúde e, no atual momento de pandemia do novo coronavírus, especialistas alertam que os hábitos de higiene devem ser redobrados. Além da principal via de transmissão da doença, que é o contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com uma pessoa infectada, e o contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro ou tosse, estudos mostram uma forma secundária de transmissão: gotículas de urina e fezes.
Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, o engenheiro Qingyan Chen, da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, disse que quando as fezes ou partículas de urina são agitadas pelo fluxo da água, elas podem sair em forma de aerossol e serem liberadas no ar do banheiro caso a tampa do vaso sanitário não esteja fechada na hora da descarga. Dessa forma, o vírus pode ir para superfícies próximas, como paredes e toalhas.
Por isso, o engenheiro alerta para que as pessoas não se esqueçam dessa recomendação básica: abaixar a tampa do vaso antes de dar descarga. A estimativa é que esse simples gesto evita que 80% das partículas escapem do vaso sanitário.
Outra recomendação é que em caso de banheiros públicos , as pessoas esperem cerca de dois minutos para usar, depois que alguém tenha dado a descarga.
E sobre lavar as mãos, qual a maneira correta?
A medida mais eficaz para prevenir a Covid-19 é lavar as mãos com sabonete e água durante pelo menos 20 segundos.  

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a maneira correta de lavar passa pelas seguintes etapas:

Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia;
1. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para ensaboar todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante);
2. Ensaboe as palmas das mãos;
3. Esfregue a palma da mão direita contra as costas da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos;
4. Entrelace os dedos e friccione os espaços entre cada dedo;
5. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem;
6. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice- versa), utilizando movimento circular;
7. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular;
8. Esfregue o punho esquerdo com o auxílio da palma da mão direita (e vice- versa), utilizando movimento circular;
9. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. Se precisar, use toalha de papel ou de outro tipo para abrir o registro;
10. Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. Toalhas de tecido podem ser usadas se você for a única pessoal a utilizá-la, mas ainda assim, lave-a a cada dois ou três dias.
Se não houver como lavar as mãos, use álcool gel 70% e siga as mesmas orientações.
Esperamos tê-los ajudado, segue música sobre o assunto para que se divirtam  ao mesmo tempo que essa importante questão é reforçada.

Até a próxima,
Abraços
Fonte: www.saopaulo.sp.leg.br/coronavirus.blog www.drauziovarella.uol.com.br/coronavirus



Sugestão de leitura: 
Treinamento de Banheiro
Daniel Tigre em português


terça-feira, 8 de setembro de 2020

Cantiga de roda

08/09/2020

Olá, família, tudo bem?
Hoje vamos sugerir uma atividade muito bacana, utilizando  uma cantiga de roda.
Façam uma roda com sua família e cantem a cantiga Sambalelê. 
Além da tradicional ciranda, vocês poderão fazer uma brincadeira muito divertida utilizando o corpo como instrumento musical ou um copo.
Se desejarem, compartilhem conosco esse momento em família, com fotos ou vídeo. Ficaremos muito felizes.

As cantigas de roda são produções musicais anônimas que são ensinadas oralmente no Brasil, de forma semelhante como as lendas do folclore. 
As letras das canções são composições simples, rimadas, algumas com coreografias divertidas para serem cantaroladas pelas crianças em uma roda.
No idioma inglês o termo “folk” significa povo e o “lore” conhecimento, desta maneira, as cantigas de roda são de domínio público porque são produzidas pelas pessoas em geral. 
As cantigas de rodas podem ser chamadas também de cirandas ou de cancioneiro popular brasileiro.
As melodias das cantigas de rodas são folclóricas e tratam de vários temas lúdicos, como os animais, amor e amizade.
O anonimato das composições das cantigas de rodas as tornam diferentes em cada região brasileira. Até porque a criação de caráter popular e folclórica justifica essa diversidade cultural e territorial.
A utilização das rimas facilitam a memorização e o aprendizado, e ainda trazem recortes dos temas do imaginário infantil.
As cantigas de roda são uma das manifestações culturais do folclore brasileiro e contribuem para o aprendizado da educação das crianças. 
A maneira de aprender brincando em uma roda, todas de mãos dadas, possibilita a socialização e a coletividade entre as crianças. 
As crianças cantam no mesmo ritmo de forma uníssona, fazem coreografias divertidas e dançam muito.

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/cantigas-de-roda

Esses são os vídeos, para que vocês compreendam a atividade proposta.






Sugestão de história: A igrejinha
Cantiga de roda adaptada por Gica Conta

Adaptação da cantiga de roda "A igrejinha", por Gica Conta.

A Igrejinha

Esta é a Igrejinha
Esta é sua torrezinha
Abro a porta, não tem ninguém
É dia de Semana, ó meu bem!
Esta é a Igrejinha
Esta é sua torrezinha
Abro a porta, tem muita gente
É dia de domingo, estou contente!

Este é o sacristão
Que se chama Sebastião
Vai subindo o escadão
Delém, delém, delém, dem dom!
Delém, delém, delém, dem dom!


RECESSO ESCOLAR - 22/12 a 31/12/23

Prezadas famílias, Informamos que o atendimento na Secretaria da escola retorna no dia 02/01/2024 . Desejamos boas festas! Boas férias! Equi...

Quem somos