Olá famílias!
Nossa sugestão de atividade de hoje é uma contação de história em forma de Cordel.
Vocês sabem o que é um Cordel?
A Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino. Esse tipo de manifestação tem como principais caraterísticas a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo em que diverte os leitores.
O caderno Trilhas de Aprendizagem orienta a leitura de livros de história e a contação de histórias. Isso desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento. É no lúdico que a criança desenvolve sua criatividade e seu senso crítico. Contribuem também para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo.
Assista ao vídeo e se encante com esta contação de histórias!
Se quiser mandar vídeos, fotos ou comentários sobre a história, ficaremos muito felizes!
Vídeo: A bagunça dos brinquedos – Mariane Bigio (Cordel Encantado)
Fontes: https://www.todamateria.com.br/literatura-de-cordel/, Caderno Trilhas de aprendizagem – Educação Infantil e @ProfessoraJozi – Educação
Fontes: https://www.todamateria.com.br/literatura-de-cordel/, Caderno Trilhas de aprendizagem – Educação Infantil e @ProfessoraJozi – Educação
● Sugestão de Leitura: O HOMEM QUE AMAVA CAIXAS
Autor e Ilustrador: Stephen Michael King.
Marca:BRINQUE-BOOK
O homem que amava caixas é uma linda e delicada história que fala sobre o relacionamento entre pai e filho, nos fazendo refletir sobre as dificuldades que temos em expor nossos sentimentos para as pessoas que amamos e também sobre a necessidade de se comunicar com o mundo e com os outros ao nosso redor. Então, diante de tudo isso, o pai cria um modo de se comunicar e aproximar-se de seu filho através do amor que também tinha pelas caixas.
BRINCADEIRA DE AMARELINHA CARACOL
• Caracol 1
Jeito de brincar
Para começar é preciso desenhar um caracol no chão, em formato de espiral, e dividi-lo em várias partes. O jogador tem que fazer todo o trajeto pulando com um pé só, até alcançar a casa "céu". Só lá ele pode colocar os dois pés no chão.
Depois de chegar ao fim, a pessoa volta até o início, também pulando com um pé só.
Quem conseguir ir e voltar sem pisar em nenhuma linha pode escolher uma das casas e fazer um desenho ali: a partir daí, só esse jogador poderá pisar nela.
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Regras
o Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
o Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
o Quem errar passa a vez para o seguinte.
o Ganha quem conseguir marcar o maior número de casas.
• Caracol 2
Caracol 2
Jeito de brincar
Os participantes desenham um grande caracol (espiral) no chão, dividido em 18 pedaços. A cada três partes, marcam um X e, no centro, escrevem "casa".
A criança pula as casas 1, 2 e 3 com o mesmo pé e, no X, troca de pé e pula as casas 4, 5 e 6. Até trocar de pé no próximo X. E assim continua, até chegar ao centro do caracol, a "casa", onde é possível pular com os dois pés.
Dali, a criança volta pulando, do mesmo jeito, até o número 1. Mas ao sair, ela não pode pular na primeira casa.
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Regras
o Não pode apoiar a mão ou o outro pé no chão para pegar a pedrinha.
o Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
o Não pode pisar no quadrado em que estiver a pedrinha.
o Não pode jogar a pedrinha no quadrado errado.
o Quem errar passa a vez para o seguinte.
o Sempre que o jogador que errou voltar, ele recomeça de onde estava.
o Ganha quem conseguir chegar à "casa" primeiro sem errar.